terça-feira, 10 de setembro de 2013

Distância





Família, amigos, chegados. Colegas de classe, companheiros de provas, apenas meros conhecidos de vista. Na vida encontramos todo tipo de pessoas. Aquele que sempre quer saber o que você está fazendo, aquele que espera você chegar para contar, aquele que parece não estar muito antenado, mas do nada te surpreende por saber tudo sobre você, e ainda te divertir com as piadas bem sacadas que sabe fazer. Aquele que simplesmente fica calado, com um olhar observador, e sempre tem um comentário pertinente. 
Ou ainda aquele que você já conhece tão bem que telepatia deixa de ser ficção científica. Um olhar basta. Em contrapartida, existem os com as mentes escondidas, que parecem ter uma intenção, e só depois revelam seus intentos. Um olhar furtivo, e outros tantos ignorados sinais que só fazem sentido depois do fim.
Seja lá como for, encontramos sempre pessoas que deixam suas marcas. E outras que não deixam marcas, porque elas não se vão. Elas simplesmente ficam, aquecendo nosso frágil espírito nas noites solitárias. A distância não é algo que se meça em metros, quilômetros, sequer anos-luz. A distância é medida em sinceridade, em companheirismo, em fidelidade. Há muitos que estão longe mas estão perto, ao passo que os que estão perto estão longe. 
Quando se está na estrada, tudo fica mais claro. Os apegados irão querer te reter onde eles estão. Os falsos tentarão fazer com que você siga suas mentiras, pois para eles é pura verdade. Mas os que estarão contigo, sem que ninguém mais veja, estes são os que te amam. A verdadeira presença não se vê. Ela está em pensamento, em espírito, e apenas se sente. Numa tarde de sol, ou em um amanhecer ensolarado. Em um dia de neve, ou no meio da chuva. Andando de bicicleta pela floresta, viajando de ônibus num país desconhecido. Nas praias de um mar distante, ou até mesmo no show daquela banda que só você gosta. 
Aqueles que te amam estarão nestes momentos. Porque eles se encontram onde mora a sua felicidade. E, nos momentos de tristeza, suas vozes soarão como o canto dos anjos nos céus, a orar e trazer o conforto sagrado, o qual só vem das intenções sinceras de coração. "Estou com saudade" é algo fácil de dizer, e muitos farão isso. Mas é, possivelmente, um dos sentimentos mais difíceis de se sentir e, em geral, ela só é encontrada nos corações daqueles que quase nunca pronunciam uma palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário