quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Aconchego



Vermelho no azul
Cores de um mesmo corpo nu
Folhas amarelas pelo chão
Dois que caminham mas têm unidas as mãos
Vento nas árvores, som de rio ao longe
Sol brincando nas nuvens
Logo logo desce abaixo do horizonte

Ruas antigas como a memória do mar
Histórias aqui vividas
Que só descobre quem aprendeu a imaginar
Calçadas de pedra, feitas com calos nas mãos
Marteladas do passado, ouço-as hoje ainda pelo chão
Ouro brilhante que aqui correu
Natureza estranha que agora nas montanhas se escondeu

E enquanto o violão toca à tardinha
Ouço uma gaita bela que lhe faz companhia
Dois que são um, um que são dois
Sons que me lembram, que amigos não se deixa para depois
Ao meu lado um velho senhor se senta
Me conta histórias antigas
Dos tempos que suas mãos eram sem rugas como as minhas

E ali fico parado a escutar
Como o tempo dá sabedoria
Àqueles que pela vida se deixam moldar
E encontram num mero bom dia a honradez de reis
Pois com um sorriso é que muito por este mundo já se fez
E mais à noite dentro da missa
Aquelas velhas senhoras em côro
"Meu Deus, que coisa mais linda!"
Penso eu enquanto sorvo toda aquela amiga realidade
E no peito já me bate aquela vontade
De tudo isso num filme eterno transformar

E ao andar de volta pela rua
No céu surge uma bela e amiga lua
Me faz lembrar das serenatas que os antigos falam
Na porta das casas daqueles a quem amavam
Quando a vida não era apenas correria
Quando em ruelas o riso de crianças de ouvia
Em memórias perdidas de uma era quase esquecida
Com saias de fita, babados a rodear
Aquelas mulatas que nos rios as roupas iam lavar

Em uma quase utópica realidade
Com todos os seus problemas e contrastes
Nasci, cresci, e aprendi uma eterna verdade
O pé no chão é também digna condição
Daqueles que bravamente lutaram para não só existir
Vencedores no final com um sorriso no rosto puderam partir
E ainda que as eras se acabem
Triunfantes poderão para semrpe existir
Pois naquelas casinhas com cheiro de lenha a queimar
Nelas foi que aprendi o que é que significa mesmo o verbo amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário