domingo, 9 de outubro de 2011

Clichês



Já estamos cansados de ouvir certos clichês, que não saem de nossas vidas. E realmente, muitas vezes vemos pessoas enterrarem seu discursos utilizando frases de efeito que tornam uma conversa em uma simples massa de bolo pronta e que acabou de sair do forno, tirando a genialidade e autenticidade do que expressam. Quando ouço certas frases, sinto quase que uma agressão à mente das pessoas. É como se não fôssemos capazes de suportar algo mais elaborado, verdadeiro e profundo.


E com isso nos tornamos cada vez mais superficiais. Esquecemos o que é uma fala elaborada, uma conversa verdadeira, pensamentos autênticos e, principalmente a simplicidade. Sim, simplicidade. Porque essas frases feitas entram como aqueles glacês ruins de bolo. Açucarados, sem consistência e, sobretudo, enjoativos. Talvez por isso as coisas mudem tão rapidamente no nosso mundo. Procuramos sempre novos sabores, porque o que temos já saturou nossa capacidade suportar. Ao mesmo tempo, é uma busca por algo que seja mais que uma casca vazia de palavras bonitas. Necessitamos disso e, ainda que nos acostumemos a essa realidade de superfície, não deixaremos de desejar algo que tenha algo mais.


E a busca por isto, apesar de ser uma das mais importantes de nossas vidas, deve ser feita com cuidado. Senão seremos apenas o próximo cliente, o próximo espectador. Sempre iremos ter desejo de mais, não porque somos insaciáveis, mas porque não é oferecido nada com um verdadeiro conteúdo. Apenas uma cultura de "pão e circo", a encher nossas mentes de objetivos sem um fim, induzindo os nossos passos ao distanciamento de outras pessoas. Cada vez mais, nos preocupamos em satisfazer nossos desejos, porque a sede de realizá-los só aumenta com o tempo que nos expomos a essa perigosa combinação, pois mais tempo perdemos, e nada adquirimos.


Com o tempo acabamos fechando nossos olhos, e não vemos nada mais além dessas superficialidades. As pessoas, ideias, crenças e sentimentos passam todos a consistir nisso, num mar raso onde podemos sempre ver o fundo. Detemos a verdade, e qualquer um que nega isso é um insano, ignorante, um débil ser a se debater contra o a casa que cremos possuir. Até que ela rui, e vemos que não é bem assim.


Assim, não nos deixemos levar pelos clichês que andam soltos pelo mundo. Cada um tem o dom da originalidade, e duas pessoas não tem que falar da mesma forma a respeito de uma única coisa. Essa é a beleza da vida, e expressa a individualidade de cada um.


"Mais vale uma cabeça bem feita, a uma bem cheia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário