quarta-feira, 2 de março de 2011

Mirantes

Ponto. Segundo a matemática, o ponto é um local no espaço, sem dimensão, sem comprimento.
Vista. É um termo geralmente usado para descrever uma paisagem, ou seja, um pedaço do mundo.

Mas e ponto de vista?

Associando os dois termos, é possível concluir que se trata de um local sem espaço ou dimensão, de onde podemos ter a visão de parte do mundo. Abstrato não? Mas essa abstração pode vir do fato de que esse local nada mais é que nossas ideias e opiniões.

Sim, pois é através delas que nossos olhos se abrem para o mundo, permitindo que o vislumbremos, e o consideremos fantástico ou não. Mirantes para a realidade, nossas opiniões podem, também, distorcer essa "vista".

Não basta que apenas vejamos o mundo. É preciso respeitá-lo e, se realmente acharmos que algo não está certo, devemos ser nós mesmos a fonte da mudança.

Porém, há muitas vezes nas quais o que devemos fazer é apenas mudar o nosso "mirante". Por vezes, queremos mudar tudo conforme nossa visão. Desejamos represar as águas de um rio, sem admirar como são majestosas as corredeiras que pouco a pouco vencem seus obstáculos. Sem pressa, passam elegantemente por todos os obstáculos, quebrantando as rochas mais duras, e sepultando-as no fundo de seu leito. E assim são as águas da vida, por vezes impetuosas, por vezes tranquilas, mas com uma certeza apenas: de seguir em frente sempre.

Assim, quando estivermos em nosso mirante analisando o mundo, pensemos sim em maneiras de melhorar o mundo mas, principalmente, em maneiras de melhorar nosso próprio "ponto de vista". O primeiro passo para a realidade é entender que não existe nada de absoluto no mundo. Muito menos o que pensamos.

Um comentário:

  1. Sábias palavras... e é exatamente assim que vamos mudar o mundo: a mudança começa de dentro para fora de cada indivíduo deste planeta!!
    Muito bom!

    ResponderExcluir