segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Perseverança


"Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, 
pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo. 
Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:34)

Há vezes em que idealizamos, sonhamos e buscamos, e a vida simplesmente diz não. Não conseguimos, e o que estávamos construindo, ou parte daquilo, desaba bem diante de nossos olhos. Perdemos o nosso fôlego e inevitavelmente muitas vezes as lágrimas vêm sem controle. Precisamos de um ombro amigo, de uma palavra de consolo mas, mais que isso, alguém que nos dê a certeza de que o futuro promete algo de melhor.

Quando isso acontece, é porque precisamos aprender algo. Nem que seja a apenas ouvir um não, ou entender que aquilo não é o melhor para nós. O que importa, é que mesmo a maior das nossas "derrotas" nos mostra algo, e em todas elas temos a oportunidade de continuar. Buscar, ir além. Porque muitas vezes, o que precisamos é de um pouco mais de força para chegar onde queremos. 

Assim, que saibamos enxergar em cada não que recebemos de Deus, uma oportunidade de recomeçar. Seja recomeçar a busca, ou recomeçar os nossos planos, ideias e ideais. Porque pode até ser que caiamos, mas nunca deixaremos de ter a oportunidade de nos levantarmos.

E no fim das contas, nunca estaremos sozinhos. Sempre haverá um ombro amigo a nos apoiar, a nos dar uma palavra de incentivo. E quando tudo isso faltar, ainda assim neste momento temos a quem recorrer. Porque há alguém que ouve nossas preces, e está ao nosso lado em todos os momentos de nossas vidas. Ver o exemplo, o caminho que Ele trilhou, é mais que ver um caminho de perfeição. É ver uma inspiração, algo que nos dá a certeza de que por mais um dia é possível resistir, por mais um dia é possível lutar. E quanto ao amanhã, ele fica para depois. Porque no fundo nem sabemos se realmente vamos precisar lutar durante todo o tempo que pensamos ser necessário, se realmente um passo a mais vai ser necessário, e até quando precisaremos persistir.


Um comentário:

  1. Perfeito! Era tudo o que eu precisava ouvir. Ouvir com os olhos, que leem...

    Sempre quando passo por algo difícil, repito a mim mesma, mil vezes seguidas, a história que estou vivendo. É cansativo, é repetitivo, é desanimador, me faz sofrer. Mas me faz ver o que estou passando, o que estou pensando, o que estou sentindo, o que estou vivendo. Mesmo que eu saiba a história de cor, sempre há um excedente que reflito em cada vez que me repito toda a trajetória vivida. É difícil aceitar um não para algo em que cem por cento de você se dedicou ao sim. Que bom é saber que sempre haverá um ombro amigo de Deus, e um ombro amigo dos que Deus coloca nas nossas vidas. No início, no meio e no final. Porque por mais que saibamos de todas essas coisas, ainda sofremos pela ausência delas, por mais que ela nunca tenha nos faltado. O amor, a vontade, a luta, a fé, elas nos cega, nos surda, nos deixa mudos. Porque nos não sabemos confiar na vontade do Pai. Então, assim como me repito sucessivamente a história que vivo, até tudo passar, e se resolver; também não damos conta do que sempre possuímos até alguém nos revelar, nos tirar a venda, nos abrir a porta: temos o hoje, o agora, o perdão, temos uns aos outros, temos ao Senhor, que nos deu a oportunidade de fazer tudo de novo. Com mais um dia de vida! E a chance de ler texto como este, do incrível poeta, instrumento do Senhor, que, através das palavras nos dá asas, nos toca fundo, mostrando a nós, uma infinita redenção...

    ResponderExcluir